quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Oficina de educomunicação - 6ªA, EMEF “Maria de Lourdes Pedroso Perin" em Corumbataí/SP

  O projeto de mestrado “Educomunicação Socioambiental no contexto escolar e conservação na bacia hidrográfica do rio Corumbataí” se propôs a realizar Oficinas de Educomunicação Socioambiental com o Ensino Fundamental II em cada uma das cidades por onde passa o rio Corumbataí – Analândia, Corumbataí, Rio Claro e Piracicaba.
  O objetivo foi trabalhar a educação e a comunicação ambiental de modo integrado ao desenvolvimento de temas transversais, através de proposta pedagógica interdisciplinar com vistas à democratização e à acessibilidade à informação socioambiental e enraizamento da educação ambiental em nossa sociedade.
  A primeira Oficina foi realizada no município de Corumbataí (SP).


A parceria foi realizada com a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Maria de Lourdes Perin”.
  Durante os meses de agosto, setembro e outubro trabalhamos o município de Corumbataí e a Bacia hidrográfica de mesmo nome e refletimos sobre a identidade e o pertencimento dos participantes.


 Falar sobre a realidade dos mesmos possibilitou motivar e envolver os alunos que optaram por relatar suas experiências através da construção de um Fanzine. Partes das atividades se organizaram neste blog.


  Sendo este a ferramenta que possibilitará a continuidade das atividades e a comunicação entre as escolas, a pesquisadora e a escola, a comunidade e a escola.
Obrigada 6ªA, EMEF “Maria de Lourdes Pedroso Perin” e comunidade escolar por esta parceria!


Por Vivian Battaini, em colaboração Isabela Kojin Peres e Laura Alves Martirani

Um comentário:

  1. Parabéns Vi! Trabalhar a questão local e a perspectiva da água é de fundamental importância para a nossa sociedade. Espero que ações como essas possam ser replicadas. Bjão

    ResponderExcluir