quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Oficina de educomunicação promove visita ao rio Corumbataí


  Na última quinta-feira (24), os alunos da 6a série do ensino fundamental da Escola Municipal Maria de Lourdes Pedroso Perin, no município de Corumbataí, desenvolveram uma série de atividades ambientais às margens do rio que leva o mesmo nome da cidade. A iniciativa faz parte do projeto “Educomunicação sociambiental na bacia hidrográfica do rio Corumbataí” e a oficina foi oferecida pela mestranda Vivian Baittani.

  Na ocasião, cerca de 40 alunos realizaram diversas atividades de educação ambiental: coleta de água do rio para análise de qualidade; estudo da mata ciliar, das espécies vegetais e da fauna da região. Aplicaram também questionários junto aos moradores ribeirinhos para pesquisar a percepção e relação deles com o Corumbataí.

  A transformação do espaço durante as últimas décadas foi uma das grandes discussões levantadas na visita ao rio. Hábitos como pescar e nadar, comum à população idosa da região, não são freqüentes entre os jovens. A partir do ambiente estudado durante a saída de campo, as crianças puderam refletir sobre os direitos e deveres dos cidadãos e do poder público para conservação dos recursos naturais na qualidade de vida dos corumbataienses.

  A visita ao Corumbataí mostra que é possível fazer cidadania, ciência, educação e comunicação ambiental, relacionando tudo isso a uma proposta interdisciplinar de trabalho com os alunos, promovendo a interação entre eles, a equipe do projeto e professores da escola.

  A próxima etapa da oficina vai acontecer dia 6 de outubro, quando os alunos irão produzir um fanzine com o material coletado e produzido nesta saída de campo.

por Marcio Oliveira, jornalista e mestrando do Programa de Ecologia Aplicada (Cena e Esalq/USP)

7 comentários:

  1. Esse é o caminho que não apenas a Educação Ambiental deve percorrer, mas a Educação em seu sentindo amplo. Assim, poderemos vislumbrar alunos empolgados com o colégio. Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Márcio, concordo plenamente com você,acredito que a sensibilização da população deve ser feita pela educação e nada mais efetivo do que mostrar ao vivo o rio que deve estar batante distante do cotidiano dessa nova geração, e colocar os jovens em contato com a comunidade ribeirinha e de dialogar com eles acerca do que já significou o rio Corumbataí, é ainda mais rico.

    Parabéns pelo trabalho e iniciativa. Espero que os jovens que foram na atividade despertem e quem sabe lutem com maior afinco pelo que lhe és de direito e que lhes foi roubado.

    Um abraço,

    Ana Carolina

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de ressaltar que as crianças são do município de Corumbataí, um município que ainda têm uma grande área rural. Portanto, diferente do que a Carol disse o rio faz parte do cotidiano deles.
    O que possibilitou uma reflexão com os mesmos sobre a identidade e o pertencimento destescom o seu município, que leva o nome do rio.

    ResponderExcluir
  4. EU SOU O DOUGLAS DE CORUMBATAI,OBRIGADO POR VC VIR A NOSSA CIDADE DEIXAR UM POUKO DE FELICIDADE E DE APRENDISAGEM PARA NÓS....AGRADECEMOS DE CORAÇÃO....E VOLTE POR FAVOR PARA MOSTRAR OS FANZINES DAS OUTRAS CIDADES!!!HEHE

    ResponderExcluir
  5. veja meu blog se vc quiser entrar e deixar tamben um comentario......http://douglas.tuningblog.com.br/

    ResponderExcluir
  6. São sempre de grande importância esforços que tragam à nossa sociedade a percepção e consciência da educação ambiental, principalmente no atual momento de crise ecológica pela qual a humanidade passa. Quero parabenizar ao projeto e pelos atuantes pela beleza de um trabalho voltado para a educação e conseqüentemente a melhora da qualidade de vida da comunidade. É apenas através da união de forças na construção de uma nova realidade que poderemos mudar o mundo para ser mais igualitário, mais compreensivo e mais harmônico com o meio ambiente.
    Minhas felicitações a todos Lorena

    ResponderExcluir