terça-feira, 13 de outubro de 2009

Gepura: pesquisa e extensão universitária para a conservação dos recursos hídricos

A preocupação com a degradação dos recursos naturais, em especial com a poluição das águas, foi o fator motivador de criação, em 2005, do Grupo de Estudos e Práticas de Uso Racional da Água (Gepura). Formado por alunos de graduação e pós-graduação da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), o Gepura é orientado pelos profs. Marcos Vinícius Folegatti (ESALQ/USP) e Plínio Barbosa de Camargo (CENA/USP).

Com foco nas bacias hidrográficas do Piracicaba, Capivari, Jundiaí (PCJ), o Gepura objetiva contribuir para a gestão dos recursos hídricos nessa região, desenvolvendo projetos de manej
o de microbacias, monitoramentos hidrológicos dos rios da região e projetos de políticas públicas à procura de instrumentos para conservação das águas.

Como exemplo de trabalho a favor da difusão do conhecimento e da educação ambiental, o grupo promoveu o “I Seminário Água: Desafios para a Conservação” realizado nos dias 20 e 21 do mês de agosto deste ano.



Os alunos de graduação que integram o grupo são: Natacia Vidas, Victor Paoleschi, Gabriela Marçal, Denise Rasera, Paulo Lattari, Letícia Cabral, César Santos, Jean Carvalho e Rebeca do Amaral. Estes são de diversos cursos, como Gestão Ambiental, Engenharias Ambiental e Florestal, o que dá ao grupo um caráter multidisciplinar e interinstitucional, essencial para tratamento de um tema transversal como os recursos hídricos.



Por Elton Ap. Souza Martins, graduando em Engenharia Agronômica da ESALQ e estagiário do Projeto “Novas Tecnologias da Educação e Comunicação Ambiental na Bacia Hidrográfica do rio Corumbataí”, com base em entrevista realizada com o grupo Gepura em 10/09/2009 e Laura A. Martirani.

2 comentários:

  1. Excelente trabalho Elton, continue assim!
    Abraço,

    ResponderExcluir
  2. “A nossa civilização está condenada porque se desenvolveu com mais vigor materialmente do que espiritualmente. O seu equilíbrio foi destruído.”
    “O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de se dominarem a si mesmos.”
    Albert Schweitzer

    ResponderExcluir