quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Filosofia e Linha Editorial do Blog Educorumbatai


A palavra blog é uma contração dos termos web e log, sendo a palavra log empregada para designar um sistema de registro de dados gerado por programas de computador, no caso, uma sequência de textos, imagens ou mesmo de vídeos publicados de forma rápida e simples na Internet. As publicações podem ser diárias e ficam dispostas em ordem cronológica inversa, com início pela postagem mais recente.

O blog Educorumbataí tem o objetivo de servir de canal de experimentação para conjunto de ações educomunicativas, envolvendo a educação e a comunicação ambiental, com atividades de iniciação a prática jornalística, no contexto da bacia hidrográfica do rio Corumbataí. Trata-se de um espaço criado para abrigar a produção de material textual, visual e/ou audiovisual, resultante de conjunto de atividades de educomunicação socioambiental desenvolvidas pela equipe do projeto.

O objetivo é estimular, ao espírito de um ecojornalismo comunitário e de exercício da cidadania, o desenvolvimento da percepção crítica da realidade socioambiental e processo de intercomunicação entre jovens de diferentes escolas, de diferentes níveis de ensino e cidades de uma mesma bacia hidrográfica. Pretende-se, desse modo, contribuir para um processo de fortalecimento de identidades no contexto da bacia hidrográfica, unidade referencial para gerenciamento da Política Nacional dos Recursos Hídricos (Lei 9.433 de 1997).

Os leitores do blog, colaboradores e participantes do projeto, cibernautas de plantão e interessados nas matérias e no projeto, geralmente são estimulados por uma imensa diversidade de informações e nem sempre conseguem ler as matérias até o seu final.

Pelo exposto acima, a linha e filosofia editorial do Blog Educorumbatai orienta seus colaboradores a produzir textos de fácil leitura e compreensão. Recomenda que as matérias sejam iniciadas com um parágrafo introdutório, lead no jargão jornalístico, com o objetivo de contextualizar o tema e responder às cinco questões básicas do jornalismo: o quê, quem, quando, onde e por que. Propõe aos autores/colaboradores que organizem seus textos por ordem decrescente de importância ao que se chama na linguagem jornalística de “pirâmide invertida”, em alguns casos, pode-se enfatizar os pormenores de maior surpresa. O ideal é que o texto não ultrapasse o tamanho da tela, tenha de três até no máximo sete parágrafos, com quatro a oito linhas cada. Não deixe de citar as fontes e referências bibliográficas. Lembre-se de titular e ilustrar a matéria. As ilustrações, fotos e desenhos, são produzidas pelos participantes e colabores do projeto, e devem identificar os autores.

Sua participação é muito importante para nós. Além de textos, você também pode enviar comentários, charges e vídeos ambientais.

por Profa. Laura Alves Martirani (Depto. Economia, Sociologia e Administração/ESALQ/USP), coordenadora do Projeto “Novas Tecnologias da Educação e Comunicação Ambiental na Bacia Hidrográfica do rio Corumbataí”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário